-------------------------------Todos os comentários serão moderados pelos administradores do blog, a fim de se evitarem comentários sem conteúdo pertinente de discussão------------------------------------

sábado, 31 de agosto de 2013

SCP 1 - Benfas 1

O Sporting cedeu os primeiros pontos na Liga ao empatar com o Benfica num encontro que confirmou as boas indicações da equipa leonina.

A primeira parte apresentou um leão dominador que chegou à vantagem mercê de, mais, um golo do colombiano Montero. O nosso avançado equilibra um sentido técnico elevadíssimo e uma movimentação absolutamente mortífera. Tem tudo para se tornar a nossa referência ofensiva!

O segundo tempo trouxe um Benfica mais atrevido. A maior pressão encarnada colocou a nu o processo de crescimento que os leões, naturalmente, ainda atravessam. O empate surge num lance em que não fomos lestos a anular Markovic e que acabou por sentenciar o encontro.

Em rodapé:

Jefferson - Enorme! Jogador cada vez mais imprescindível, pois dá profundidade ao corredor esquerdo com a sua capacidade de passe e desmarcação. Muito bem!

William Carvalho - Imperial! À exceção do lance em que deixa escapar Markovic, o miúdo teve imparável. Está a tornar-se um monstro!

O palco está pronto para o derby

Derby rumo à vitória!

O nosso Sporting apresta-se mais logo a receber o eterno rival naquele que será um teste de grande exigência para a equipa de Leonardo Jardim. Apesar da dificuldade da tarefa, creio na vitória, "bastando" para isso que o leão repita a qualidade das exibições nas duas primeiras jornadas.

Faço votos que seja uma jornada de promoção para o futebol e que o jogo seja bacteriologicamente  puro, ok Hugo Miguel?


Carlos Mané renova até 2018

E vão dezassete renovações...


sexta-feira, 30 de agosto de 2013

pois...já me tinhas dito loooool

Joãozinho: «Vou para um clube que disputa as provas europeias»

Atila Turan ruma ao Stade Reims

"A Sporting SAD e o Stade de Reims chegaram a acordo para a cedência a título definitivo do jogador Atila Turan, ficando a Sporting SAD com 40 por cento dos direitos económicos de uma venda futura», lê-se no comunicado publicado no site oficial do clube.

Sporting e Onyewu acertam a rescisão por mútuo acordo

«A Sporting SAD e o jogador Oguchi Onyewu (vice-capitão da selecção dos Estados Unidos da América) acordaram a rescisão do contrato de trabalho por mútuo acordo. A Sporting SAD agradece a Oguchi Onyewu a sua excelente temporada na época de 2011/12 ao serviço do Sporting Clube de Portugal e o seu profissionalismo, desejando-lhe a melhor sorte para a sua carreira, tanto a nível da selecção como de clubes»

quinta-feira, 29 de agosto de 2013

quarta-feira, 28 de agosto de 2013

Diogo Salomão renova até 2017 com opção por + 2 anos

Continuando na senda de jovens promissores renovarem os seus contratos, agora foi a vez do médio/extremo Diogo Salomão, que prolongou o seu vinculo até 2017 + 2 anos de opção e a cláusula fixou-se em 45 milhões de euros.
"É um prazer voltar à casa que me projectou no futebol ao nível profissional e estou muito contente. É mais uma oportunidade que tenho para demonstrar o meu valor e espero aproveitá-la bem. É um orgulho continuar ligado ao Sporting."

terça-feira, 27 de agosto de 2013

Bruma, próximos capítulos...

Quando se pensava que a decisão da CAP colocaria um ponto final a todo este imbróglio, babuíno e o seu gangue revigoram a sua estratégia de conflito.

A atual estratégia é esticar a corda ao máximo, procurando obrigar o clube a concordar com a sua transferência até ao fecho do mercado (31 de agosto no caso português, com a nuance das transferências turcas poderem ser operadas até ao dia 5).

A estratégia, paciente, do clube pode também mudar. A instauração dum processo disciplinar ao jogador está em cima da mesa e também estão a ser preparados processos sobre a atuação dos "representantes" do jogador.

Bruma não só enfrenta a possibilidade dum ano sem competir como enfrentar, também, um processo que tem tudo para criar jurisprudência sobre este tipo de casos, com contornos imprevisíveis.

Inenarrável...

Tobias Figueiredo renovou até 2019

O defesa central, Tobias Figueiredo, renovou o contrato com o Sporting até 2019, tendo uma cláusula de rescisão de 45 milhões de euros.

Antevisão

Sporting e Benfica irão encontrar-se no próximo sábado para reeditar o mais aguardado dos jogos.

Este ano, temos a "novidade" de sermos primeiros, mercê de dois jogos muitíssimo bem conseguidos, especialmente se tivermos em conta tratar-se duma equipa em construção. Essa evidência não inibe, no entanto, a realidade incontornável do derby: o seu desfecho é sempre uma incógnita. 

Contudo, é um jogo em que o Benfica tem, muito, mais a perder: ficar a seis pontos do Sporting e, eventualmente, do Porto, à terceira jornada seria uma machada fatal nas ambições encarnadas (por muitos beijinhos que JJ distribua entretanto).

Para nós é, também, um desafio importante. Somar nove pontos e permanecer na frente da tabela será uma motivação forte, um sustentáculo para o crescimento que estamos a encetar. Mas não nos devemos perder no que foi conquistado e colocar os olhos no que pretendemos alcançar. 

Manter a concentração e a bravura serão condimentos importantes: o resultado será o corolário natural desse esforço!

SL!

segunda-feira, 26 de agosto de 2013

"Os Abutres, as Hienas e os Papagaios" por K1 em Fórum Sporting

O título daria certamente para desenvolver um enredo deveras interessante para um filme infantil onde os animais (com as suas peculiares características) fariam as delícias de pequenos e graúdos, mas infelizmente não é sobre desenhos animados (ou até é ?!?) que falarei neste humilde texto.

Era uma vez um Clube Grande, tão Grande como os maiores da Europa, de seu nome Sporting Clube de Portugal, onde imperava a desordem, desunião e a descrença devido a anos a fio de políticas e negociatas menos claras que colocaram o Clube à beira da morte.
Seja na selva, seja no mundo civilizado quando a "presa" se encontra moribunda e a definhar eis que aparecem sempre os Abutres e as Hienas nas redondezas à espera do momento oportuno para se alimentar e aproveitar a morte já anunciada do pobre moribundo, mas milagres acontecem e a 23 de Março de 2013 em Alvalade um dos Grandes aconteceu, deixando os Abutres e as Hienas à beira de um ataque de nervos por verem o seu alimento e ganha pão levantar-se e a fazer-lhes frente de tal forma que tiveram que procurar novos locais para se alimentar.
Já com os Abutres e Hienas bem longe das redondezas, eis que surge uma nova “praga” nos corredores de Alvalade e esta bem mais perigosa que as espécies anteriormente relatadas, falo claro dos Papagaios, espécie esta conhecida por ser bastante repetitiva, chata, incoerente e muitas vezes inconveniente.
Os Papagaios surgem de todos os lados, uns vermelhos, outros azúis e outros com uns tons que podem ser por vezes facilmente confundidos com o verde.
Todos têm um objectivo em comum, fazer mal ao Sporting Clube de Portugal, não interessa a razão nem tão pouco o fundamento, interessa sim dizer mal de forma a descridibilizar, denegrir e atingir de novo o LEÃO para que os Abutres e as Hienas possam voltar de novo para junto de Alvalade.

Felizmente o LEÃO está cada vez mais forte e os tratamentos induzidos desde Março de 2013 têm vindo lentamente a fazer os seus efeitos, o LEÃO já anda, já mostra as suas garras, já ruge, mas sobretudo já mete medo a quem no passado lhe fez tão mal e se aproveitou das suas debilidades. O LEÃO está novamente a lutar pelo seu lugar por direito, afinal o LEÃO é o rei da selva e nesta Selva cheia de Animais tão perigosos, letais e cobardes todo o cuidado é pouco para este LEÃO que renasceu das cinzas!

in http://www.forumscp.com

domingo, 25 de agosto de 2013

Final da Taça de honra AF Lisboa em futsal - Sporting-3 benfica-2

O Sporting conquistou a Taça de honra da AF Lisboa ao derrotar na final o rival benfica por 3-2 com o terceiro golo a surgir a 1 segundo do final por Alex que já jogava como guarda redes avançado há cerca de três minutos (desde o minuto 37).
Num jogo em que o Sporting foi superior e que passou praticamente o jogo inteiro a atacar o resultado só não conheceu um desnível maior devido á exibição do guarda redes Marcão, os outros golos leoninos foram marcados por Pedro Cary.

Mais uma taça para o maior museu desportivo português, o Museu do Sporting!

Sporting B-1 Trofense-0 (Betinho)

Nuno Dias (ex director de comunicação do Sporting) arrasa Bebiano no Zona Mista

Sporting vence fc porto na Super-taça de andebol por 33-32


O Sporting, detentor da Taça de Portugal, conquistou hoje a Supertaça de andebol, ao vencer o FC Porto, campeão nacional em título, por 33-32, após prolongamento, num encontro disputado em Viseu.


Marcha do marcador: 5-4 (10 m.); 10-9 (20 m.); 12-15 (30 m.); 20-20 (40 m.); 25-25 (50 m.); 28-28 (60 m.); 30-31 (65 m.) e 32-33 (70 m.) SPORTING: Ricardo Candeias, Ricardo Correia, Luís Oliveira, Edmilson Araújo, Pedro Portela (5), Bruno Moreira (5), Sérgio Barros, João Ligeiro, Frankis Carol (11), Rui Silva (1), Pedro Solha (6), Nuno Gonçalves, Ricardo Dias (cap.), João Antunes (1) e Fábio Magalhães (4)

Fechar dossier Bruma

A decisão da CAP é a expressão imaculada da razão que assiste ao clube neste tenebroso processo de assédio a um jogador de 18 anos. "Resta" agora terminar, de uma vez por todas, com este assunto lamentável. O que, neste caso, significa renovar com o jogador e reintegrá-lo à normalidade que nunca deveria ter abandonado.

A entrevista do jovem guineense é o primeiro passo nesse sentido, faltando a Catio Baldé uma ou outra cambalhota para meter o rabinho entre as pernas e dar o dito por não dito (e desconfio que tão cedo não teremos o desprazer de ouvir as pérolas do bebuíno).

Outro cenário que não seja este (e não me falem do Galatasaray, pois se houvesse intenção séria já há muito que teria chegado uma proposta ao clube), deverá obrigar o Sporting a um processo que pode fazer história do futebol.

Ora, não acredito que Bruma se queira meter em mais confusões....

Um aplauso de pé para Bruno de Carvalho. Nunca perdeu a fleuma e persistiu na sua estratégia. É determinado e começa a colher os frutos da sua abordagem.

SL

AAC 0 - SCP 4 DESTAQUES

Mais uma vitória robusta do nosso clube, que tive o prazer de acompanhar na cidade de Coimbra, num magnífico dia de futebol.

Este Sporting de Leonardo Jardim começa a impressionar pela capacidade de pressão alta, empurrando o adversário para ações erráticas. A equipa movimenta-se como um todo, liderada pela extraordinária prestação de William Carvalho. A quantidade de bolas ganhas foi impressionante, a circulação de bola irrepreensível, dando dimensão ao futebol leonino.

Adrien esteve, também, em plano elevadíssimo. Ágil, determinado, parece finalmente cumprir o talento que todos lhe auguravam!

Carrillo foi muito importante, sendo o primeiro desequilibrador da equipa, sempre muito pressionante sobre os defesas adversários. Parece lançado para uma época fascinante!

Montero foi um trabalhador incansável, palmilhando cada espaço vazio na área. Apesar de só ter marcado de penalty, pareceu sempre sintonizado com a baliza adversária, tornando-se cada vez mais uma certeza!

MAN OF THE MATCH

William Carvalho


sábado, 24 de agosto de 2013

«O Sporting é a minha casa» – Bruma

O extremo Bruma admitiu que está disponível para regressar ao Sporting, isto porque defende que é a sua casa.
«Eu nunca mudei de ideias em sair do Sporting. Lá é a minha casa. Confio muito no meu advogado e encarregado», afirmou Bruma, em declarações à RTP.
O extremo quer jogar novamente pelos leões: «Tenho vontade de voltar a qualquer clube e voltar à casa que conheço seria uma boa opção. Estou ansioso por voltar a treinar e só quero é jogar».Bruma revelou que vai assistir ao jogo: «Vou ver o Académica – Sporting e espero que ganhem. Vou sofrer porque gostaria de estar lá. Tenho de esperar por uma oportunidade».

in "A Bola" 24/08/2013

Académica-0 Sporting-4 "Mais uma grande prova de maturidade"

Mais uma excelente vitória do Sporting sem qualquer mácula por 4-0 em Coimbra com golos de Carrillo, Rojo, Adrien e Montero faz com que o 1º lugar continue a ser nosso.
O jogo de início foi de parada e resposta com jogadas de perigo nas duas balizas, mas quando os leões conseguíram fazer a pressão alta que começa a ser apanágio do seu jogo, a Académica foi desaparecendo devido mais ao poderio leonino do que á sua insuficiência futebolistica.
Quando Carrillo conseguíu o primeiro golo aos 23 minutos depois de boa assistência (mais uma de Wilson Eduardo) já o Sporting tinha tido 3 oportunidades aos 14, 17 e 19 minutos por Carrillo , Adriem e Montero respectivamente. Pouco depois Wilson Eduardo levou a bola a bater no poste num remate á meia volta sem deixar a bola tocar no chão, bola essa que vinha de um centro teleguiado de Jefferson.
O 0-1 na altura já era o corolário lógico do que se passava no relvado e sempre no domínio do jogo surgiu o 0-2 por Marcos Rojo (41m) num belo remate á meia volta á entrada da área da Briosa, chegando pouco depois o intervalo com esse resultado.

O início do segundo tempo teve um Sporting ainda mais afirmativo e que obrigou os jogadores da Académica a cometerem sucessivas faltas que inclusivé se transformaram em duas grandes penalidades que seríam convertidas por Adrien (54m) e Montero (58m) elevando o resultado para o 0-4 final.
Apartir daí o Sporting dimunuíu a pressão mas nunca perdeu o controlo do jogo, acabando este tradicional difícil jogo na cidade dos estudantes com nota elevada.
De notar ainda a grande afluência de adeptos leoninos nas bancadas que começam a transformar as bancadas dos estádios por onde o Sporting passa numa onda verde e branca e apoio e incentivo.


Aviadas

A mudança pra domingo à tarde privou-me do primeiro jogo da season, amanhã será calcorreada a trilha 
CONIMBRIGA!

Endho será lá!

Vitória será a única palavra no nosso nome!!!!!

SPOOOORTING!

Sportinguismo

Se, cara a cara, encontrasse Bruma, diria: Não não estragues  a tua vida, encontra-te com o clube que te fez jogador e encontra uma plataforma para o teu futuro. Tens um presidente que te respeita, um treinador que acredita em ti, de que mais precisas?

Casos persistas nos bebianos desta vida, temo pela factura. Quem clama por sessenta e cinco mil euros de dúvidas goza com o teu futuro.

Olha para o lado!

Reflete!

Compreende que mais agressões só te irão encurralar. Estás bem a tempo de reverter o caminho. Mas respeita... e trabalha..!

sexta-feira, 23 de agosto de 2013

E agora Babuíno?

A CAP validou a exposição do Sporting no caso Bruma, e agora Babuíno (perdão, Bebiano) que merdas mais vais arranjar para prejudicar a carreira do puto?
sim, do puto que nunca mais será ninguém e que pelos vistos vai ser o principal prejudicado no meio desta tramoia toda...teremos Fábio Paím revisitado, e agora Babuíno?
só mesmo com uma moca por esses cornos abaixo...
Pode ser que tenhas azar...

CAP dá razão ao Sporting no caso Bruma

Após uma reunião de cerca de três horas, a CAP (Comissão Arbitral Paritária) decidiu dar razão ao Sporting no caso Bruma.
A Comissão considerou improcedente o processo interposto pelo jogador, no qual pedia a nulidade do contrato com o Sporting, pelo que Bruma ainda é jogador do Sporting.
Deste modo, o jogador tem contrato válido com os leões até junho de 2014, contrariamente ao que argumentavam os seus representantes.
Ainda esta sexta-feira, Bebiano Gomes, advogado de Bruma, revelou que, independentemente da decisão do CAP, o jogador não regressaria ao Sporting, pela forma como o processo tem sido conduzido pela atual direção.

Fixem esta fronha, nunca se sabe se não o encontraremos por aí

“Independentemente da decisão da CAP [Comissão Arbitral Paritária, que deverá ser conhecida hoje], o Bruma não regressa ao Sporting”, garantiu o advogado em declarações à RTP. Bebiano sublinhou que caso a decisão da CAP seja favorável ao Sporting, irá rescindir o contrato de Bruma com os leões, pagando uma indemnização no valor de 65 mil euros (quantia referente ao último ano de contrato do jogador). Parece que vai ser necessário acertar o passo a alguém...

Correção

"Não podia ficar no Sporting e lutar pelo 5.º ou 6.º lugar..."

O Sporting ficou em sétimo... e lutar foi cousa que não se viu no internacional holandês (bem como noutros companheiros).

Por essas e por outras...

Estes tipos caem no ridículo

"Mourinho quer Eric Dier no Chelsea e oferece 4,9 milhões de euros" - dia 22/08 ás 14:50 na "A Bola"

"Dier fora das contas de Mourinho" - dia 23/08 ás 11:35 na "A Bola"

Amici Viola

A Fiorentina deslocou-se ontem á Suiça para o encontro da 1ª mão da Liga Europa do play-off contra o Grashoppers, e no meio da claque "viola" lá estava uma tarja da Juventude Leonina Suiça, mais uma vez se pode ver que a amizade com os adeptos da Fiorentina é real como comprova a foto. AMICI VIOLA

É a vida...

Diogo Rosado, jogador da formação do Sporting é um exemplo de que nem todos os jovens que são formados no clube poderão ser aproveitados para a equipa principal. Quando em 2012/13 foi resgatado pelo rival da 2ª circular ao Blackburn, ouviram-se as vozes do costume a criticar a perca de mais um jovem formado na Academía para um rival, já um ano antes essas vozes tinham "pintado a manta" por o Sporting não ter querido continuar a usufruír dos serviços do Diogo, enfim, há sempre opiniões discordantes mas há também quem tenha de criticar o clube mesmo que o jovem (seja ele qual for) não seja visto pelas estruturas responsáveis pelo futebol como uma mais-valia para o plantel da equipa principal. Hoje, surge a notícia que Diogo Rosado é um jogador livre para procurar clube tendo rescindido ontem contrato que o ligava aos ingleses. É a vida...

quinta-feira, 22 de agosto de 2013

Superior sul esgotada

O Sporting anunciou esta quinta-feira que a bancada Superior Sul do Estádio José Alvalade já se encontra esgotada até final da época.
A bancada onde se encontram agora as claques do Sporting, só terá lugares disponíveis caso os sócios com lugares renováveis não exerçam o direito de opção pelo seu lugar, e serão colocados á venda como é habitual 72 horas antes de cada jogo.

Grande Leão Manuel Moura dos Santos diz como é!

«Os adeptos do Sporting iam atrás de nós para todo o lado» - Balakov

«Os adeptos do Sporting iam atrás de nós para todo o lado», afirmou Balakov, em declarações ao jornal do Sporting.
Hoje, numa entrevista exclusiva ao Jornal do Sporting, mais um bom motivo para adquirir o NOSSO jornal.

terça-feira, 20 de agosto de 2013

Montero ou o primado da técnica

O início fulgurante de Montero em Alvalade colocou o colombiano na ordem do dia. Não querendo cavalgar a onda de euforia gerada pelo hat-trick obtido no domingo, penso que é justo conceder-lhe o merecido destaque.

Nesse sentido, o que vos tenho a dizer é que desde o primeiro momento, as movimentações de Montero me fizeram lembrar um avançado que fez sucesso em Alvalade. Não se trata de Liedson (um ponta de lança insólito e irrepetível), mas sim de João Vieira Pinto

E o que é que os aproxima? A qualidade técnica fora do comum! Num momento em que o futebol privilegia a força e a potência, Montero assume-se como um esteta. Serei claro: o nosso avançado passará a merecer redobrada atenção por parte das defesas adversárias e não conhecerá facilidades.

No entanto, se mantiver a atitude e a combatividade, Montero poderá ser um caso sério neste nosso Sporting!


Em rodapé

O argelino Islam Slimani estará disponível para participar na saída a Coimbra, dado que o seu certificado internacional deu entrada nos serviços da Liga. Boa notícia para um encontro em que devemos esperar dificuldades da Briosa.

A CS afirma que Oniewu e Bojinov estão em processo de despedimento. Se a operação do americano explica a primeira situação, resta saber quais os contornos do processo ao búlgaro. Ambos se encontram impedidos de frequentar as instalações do clube.

Existe também a alusão a uma série de jogadores sob a alçada da SAD (Fokobo, Pranjic, Stojanovic, Labyad e Turan), por suposta quebra dos regulamentos do clube, uns por declarações consideradas desapropriadas, outros por saídas noturnas não autorizadas. Nestes casos, não existem limitações à presença nas instalações do clube e nos treinos.

Elias também entra neste lote, devido às declarações sobre supostos salários em atraso.


segunda-feira, 19 de agosto de 2013

Montero está encantado com o Sporting

«O Sporting é uma instituição com todas as qualidades de um grande clube europeu, tem excelentes infraestruturas. Futebolisticamente falando, está a passar por uma fase de renovação. Chegaram muitos jogadores novos, cerca de 14 ou 15, em quem o presidente, que foi eleito há alguns meses, apostou. Alguns são jovens da formação, outros já atuavam no futebol português, alguns vieram do Brasil e ainda há o meu caso, que vim da Colômbia», descreveu Montero, destacando a fome de vitória do leão.

«Trata-se de um ambiente novo, onde encontrei jogadores muito humildes mas com muita vontade de triunfar. Há ainda quatro ou cinco jogadores que já cá estão há algumas épocas e que têm vindo a apresentar um bom rendimento no clube»

A nossa força está também na nossa união, claques juntas são sinal de apoio e carisma

Qual a vossa opinião sobre a junção de todas as claques novamente no topo sul do estádio de Alvalade?

Sporting 5 - Arouca 1

O nosso clube entrou com o pé direito na Liga, punindo o primodivisionário Arouca com uns expressivos 5-1. As tardes de futebol regressaram a Alvalade, assim como o futebol de qualidade.

Montero assinou um hat-trick, num debut verdadeiramente inesquecível e que esperamos venha a ter sequência nas próximas jornadas. William Carvalho foi enorme no meio-campo, muito para além do "mero" trinco. 

Mas, por último, deixem-me prestar reconhecimento a um jogador que aprecio particularmente.

Wilson Eduardo ameaçava tornar-se um eterno patinho feio do Sporting. As boas épocas na Liga grangeavam-lhe as pré-temporadas em Alvalade, mas sempre à laia de "esmola", sem nunca constituir opção sólida e convincente. A verdade é que à confiança depositada por Leonardo Jardim, Wilson disse presente.

Ainda alguém se lembra do Pizzi?


P.S. A vitória de ontem significou três pontos. Não devemos embandeirar em arco, mas sim redobrar o apoio à nossa equipa. Sábado, em Coimbra, teremos mais um desafio a conquistar!!!!!

domingo, 18 de agosto de 2013

Sporting-5 Arouca-1 - Fredy Montero "o terrível"

O Sporting arrancou em grande na primeira jornada da Liga Portuguesa com uma goleada por 5 bolas a uma perante um estreante Arouca bastante atrevido.
Fredy Montero foi o homem do jogo ao apontar três dos cinco golos logo no seu jogo de estreia.

Perante um começo algo nervoso e onde a bola queimava nos pés dos jogadores do Sporting, os homens de Arouca trocavam-na e apareciam com perigo junto da área leonina, até que apareceu o 0-1 aos 19m por Bruno Amaro, antes disso já Adrien tinha enviado uma bola á trave na sequência de um livre.
O golo dos visitantes teve o condão de acordar os leões e sempre com William Carvalho e Adrien a comandarem as acções no meio campo, o Sporting partiu para a reviravolta que se iniciou com um golo de Maurício de cabeça na sequência de um canto aos 30m e por Fredy Montero depois de uma boa jogada de envolvência e centro de Wilson Eduardo, aos 38m.
O intervalo chegou com um 2-1 justo e a segunda parte começou da mesma forma como tinha acabado a primeira, com o Sporting sempre por cima do jogo e com o Arouca a tentar responder em rápidos contra-ataques.
Rui Patrício aplicou-se para evitar o empate e quase de seguida surgiu o 3-1 (66m) por Wilson Eduardo a dar sequência de cabeça a um excelente cruzamento de Carrillo.
Alvalade estava agora decididamente em festa, com o público sempre a apoiar e empolgado com o futebol ofensivo e pressionante dos jogadores verde-brancos.
O 4-1 chegou por Fredy Montero aos 70m numa jogada de Capel pela esquerda, cruzamento para o centro da área e Montero cabeceia no meio dos centrais...a goleada estava á vista e mais se acentuou com um golaço magistral do colombiano Montero que depois de cruzamento de Capel, tira Henrique da jogada com o joelho e remata com o pé esquerdo sem dar hipótese ao guardião do Arouca.

Excelente tarde de futebol onde os jogadores e o público estiveram de parabéns.

sábado, 17 de agosto de 2013

quinta-feira, 15 de agosto de 2013

Trabalho e coragem!

Cresci imbuído numa noção de que o Sporting era um clube com classe. Atenção, classe futebolística (deixemos as croquettadas de lado). 

Mesmo no deserto de quase vinte anos sem títulos, o Sporting manteve sempre esse propósito de futebol de alto quilate. Creio até que esse enlevo permitiu que se sempre se tenha olhado para o leão com respeito.

Hoje, sejamos honestos, o panorama é diferente. Mais do que a crise de resultados, mais do que os problemas financeiros, o que aflige no Sporting é a menorização do seu futebol. E o nosso clube sofre, diariamente, essa perda.

Este é um ano muito difícil por vários motivos, mas nada será conseguido se se persistir num leão amordaçado. E mesmo dentro dessas contingências, penso que é possível reencontrar a alegria no relvado. Para tal será necessário trabalho, mas também muita coragem!

quarta-feira, 14 de agosto de 2013

Antevisão

A poucos dias de começar o campeonato, este poderá ser o primeiro 11 do Sporting. Existirão ainda algumas dúvidas, mas creio que o escalonamento não andará longe desta configuração:


Caso Dier ainda não se encontre na plenitude das suas condições, Maurício será chamado à titularidade. Também Capel pode suscitar alguma questão, nesse caso Wilson Eduardo estará na linha da frente.

Frente ao primodivisionário Arouca, o Sporting deverá procurar a primeira vitória no campeonato, para época que todos esperamos como positiva e que marque a recuperação do clube para o patamar que a sua história merece!

A mítica "Curva Sul" está de volta (filmado por Mário Silva)

Novo cântico das claques leoninas no jogo pelo troféu "5 Violinos" contra a Fiorentina:
"Tu vais vencer,
Podes crer Porque a nossa força é brutal
Mais de um século de histórias para contar Sporting,
tu nunca vais acabar"!


terça-feira, 13 de agosto de 2013

Edelino Ié renovou até 2018

Mais um jovem da formação a renovar até 2018 com cláusula de 45 milhões de euros, desta vez foi Edelino Ié.

«Este era um objetivo que tinha. Vestir a camisola do Sporting é um grande orgulho, já cá estou há seis épocas e estou preparado para os desafios que vou ter pela frente. Quero continuar a evoluir e acredito que isso vai acontecer com o trabalho que temos desenvolvido. Estou muito feliz»

A administração do Sporting continua a fazer em meses o que a anterior direcção se "esqueceu" de fazer...Bruma será o próximo!

segunda-feira, 12 de agosto de 2013

Super-Slim

Por lapso no post do jogo de ontem não me referi á estreia de Slimani, o ponta de lança contratado há menos de uma semana, que no primeiro treino com os seus novos colegas marcou um golo e que ontem se estreou com a camisola do Sporting (entrou aos 82minutos).

O potente avançado, titular da selecção argelina, entrou e logo deu nas vistas ao ganhar o seu primeiro duelo de cabeça isolando Diego Capel, lutador e abnegado, ajudou a defesa e a escassos 3 minutos do final ainda poderia ter feito golo não fosse um defesa ter cortado de carrinho em última instância.
Para escassos 11 minutos (8+3) foi bastante para tão pouco tempo, assim sendo a estreia de Super-Slim deixa água na boca, e nós esperamos que seja o ponta de lança que ambicionamos á anos.

Aquecer motores...

Findo o período de experiências, entramos na última semana antes do começo do campeonato (e porque não um último joguinho de preparação para limpar o "rouge" de Rui Patrício?).

A vitória frente à Fiorentina acaba por deixar um sabor muito agradável embora devamos ter muito cuidado com a gestão de expetativas. O Sporting está no início da construção dum novo grupo de trabalho e os adeptos devem compreender que é um processo que não se esgota nesta pré-temporada. Ainda assim, há indicadores que nos permitem olhar para esta época com plena esperança num novo fulgor do leão.

É tempo de recuperar os jogadores apoquentados por mazelas (sobretudo no centro da defesa), afim de estarmos preparados para iniciar a Liga com uma vitória frente ao Arouca!

(Troféu Cinco Violinos) Sporting-3 Fiorentina-0

O Sporting venceu a 2ª edição do Troféu Cinco Violinos tento ganho á Fiorentina por 3-0 com golos de Montero, Carrillo e Ruben Semedo.

Recebendo a equipa 4ª classificada da série A do Calcio da época passada, os leões entraram pressionantes e logo cedo, aos dois minutos disfrutaram da primeira ocasião de golo com Jefferson a cruzar na linha de fundo e Montero a falhar á boca da baliza.
Aos cinco minutos Montero rouba a bola a Pizarro e ainda bem fora da área dispara um petardo que levou a bola a entrar ao ângulo da baliza de Monúa, um golaço que levou o estádio ao delírio, grande momento do colombiano.
O topo sul renasceu ao juntar todas as claques no mesmo local e desde o ínicio do jogo o espírito ultra de apoio constante á equipa, foram 90 minutos a cantar, arrepiante!
A ganhar desde cedo o Sporting partiu para uma exibição bastante madura, jogando em pressão sobre a bola que era feita ainda no meio campo adversário provocando várias recuperações de bola em fase de construção da Fiore que causavam desconforto aos italianos.
Ruben Semedo na defesa não deu chances apesar dos seus 19 anos, Rinaudo no meio campo arriscava o cartão amarelo devido á sua impetuosidade, William Carvalho é um jogador que joga com o "descomplicódromo" desligado, Wilson Eduardo voltou mais forte e desta vez para se impor no seu clube de sempre e Montero na frente tem toque de bola, nota-se que é jogador da grande técnica e que será muito importante ao longo da época.

A segunda metade foi mais do mesmo com os Viola a tentarem mais o ataque com a entrada de Mário Gomez, tiveram mais posse de bola, as oportunidades foram aparecendo e as bola aos ferros também (para ambas as equipas).
Aos 72m, Gérson Magrão (bom jogador) aproveitou um "brinde" de Savic e serviu André Carrillo. O peruano, em zona frontal e vendo o guarda-redes fora da baliza, atirou para o segundo dos leões.

O terceiro golo chegou aos 77 minutos. Welder cruzou para a área, Cuadrado não cortou para longe e William Carvalho carregou e descobriu Semedo. O jovem leão, sozinho na área, encostou para mais um golo, mais uma festa verde e branca.
Ainda houve tempo para a expulsão de Rui Patricio por ter derrubado Yakovenko depois deste o ter driblado, livre fora da área do qual não resultou perigo.

Em suma, uma boa vitória num jogo contra uma equipa difícil e que serviu de mote para o início do campeonato.

domingo, 11 de agosto de 2013

Ruben Semedo titular

A onda de lesões que fustiga a zona central da defesa e o compromisso da equipa B na primeira jornada da Segunda Liga dará a Ruben Semedo a oportunidade de ser titular frente à Fiorentina no encontro que será o último da pré-temporada.

Será um desafio muito interessante para este jovem e dará indicações claras sobre a preponderância que poderá alcançar no futuro próximo do nosso Sporting.

Mais logo, espero que a nossa equipa consiga uma boa exibição e uma vitória frente aos transalpinos!

Saudações Leoninas!

sexta-feira, 9 de agosto de 2013

Sporting - Arouca ás 15:45 de domingo

O Sporting realizará o primeiro jogo para o campeonato no domingo, dia 18 de agosto, contrariando o calendário definido, que posicionava o mesmo na segunda-feira.

É uma excelente notícia para a maioria dos adeptos e deve-se aos esforços da Direção para que tal se concretizasse. É mais um sinal que a massa adepta é algo que importa!...

Que nos traga a primeira vitória duma época absolutamente conquistadora!

SL!

Resultado da sondagem - "acha que Bruno de Carvalho está a fazer um bom trabalho?"

A sondagem que foi feita aqui no blog em relação á prestação de Bruno de Carvalho nos seus primeiros meses de presidência revelou resultados contundentes...

os 161 votos apurados foram assim distribuídos:

128 pessoas acham que Bruno de Carvalho está a fazer um bom trabalho, correspondendo a 80% da votação.
10 pessoas acham que o trabalho do presidente é negativo até ao momento, correspondendo a 6% da votação.
23 pessoas acham que ainda é cedo para se fazer uma avaliação sobre o assunto, correspondendo a 14% dos votos.

Façam a vossa análise a esta votação, pois eu tenho a minha que a revelarei na caixa de comentários.

Fechou a loja dos trezentos

Capel - proposta de 5 milhões -» REJEITADA
Rui Patrício - proposta de 12 milhões -» REJEITADA
Adrien - proposta de 3 milhões -» REJEITADA
Ilori - proposta de 5 milhões -» REJEITADA
Rojo - proposta de 5 milhões -» REJEITADA

Estes são apenas alguns exemplos de propostas feitas á actual direcção por jogadores nossos e que não foram aceites, a defesa do clube está a ser efectivamente feita a preceito por Bruno de Carvalho e seus parceiros directivos; os saldos acabaram definitivamente.
Está bom de ver que com a anterior direcção encabeçada por Godinho Lopes, já nenhum destes jogadores figurava como atleta do Sporting, aliás tinham sido vendidos ao desbarato por valores muito inferiores aos conhecidos como era seu apanágio.

Agora se querem jogadores do Sporting, têm de pagar o preço justo!

Agenda do dia

Perspetiva-se que a CAP se possa pronunciar hoje sobre a validade do contrato de Bruma

Labyad foi integrado na equipa B. Perspetiva-se a sua saída, há quem defenda que o seu destino seja o Atlético de Madrid.

Em sentido contrário, Islam Slimani fez hoje o seu primeiro treino com a camisola do Sporting. Esperamos que tenha toda a sorte do mundo, não esquecendo todavia que se trata dum jogador que inicia agora a sua adaptação a um futebol completamente diferente.

Entrámos em conta decrescente para o último desafio da pré-temporada. A Fiorentina será um osso duro de roer, mas seria importante quebrar os resultados (e as exibições) menos conseguidas dos últimos jogos. 

Será interessante ver a variação da equipa ao ter de lidar com a ausência de Adrien (entregue aos cuidados do departamento médico devido a uma entorse). Pessoalmente considero André Martins o seu sucessor natural. O resto da equipa será a mesma que tem sido utilizada como suposto 11 titular. 

Rinaudo poderá também ser chamado a substituir Adrien (fórmula testada, com pouco sucesso, frente ao Braga), algo compreensível tendo em conta a qualidade dos viola...

quinta-feira, 8 de agosto de 2013

"Plantel não estará fechado pois haverá saídas"

As declarações do nosso Presidente, embora não surpreendam, indicam a perda de jogadores nucleares para a equipa (já nem falo dos chamados excedentários).

O que se torna preocupante são as circunstâncias e a oportunidade em que poderão suceder essas situações. Por circunstâncias quero dizer as condições de venda, sobretudo as receitas obtidas com estas operações. Neste caso, espero que qualquer que seja o jogador em causa, a quantia em causa seja significativa. Dez ou doze milhões por Patrício ou cinco por Capel (sem ter em conta a perda relativa à percentagem dos passes), não configuram esse contexto.

Poder-me-ão responder que essas operações podem nascer de pura necessidade. Respondo que, fosse esse o caso, é muito difícil compreender a lógica nesta abordagem ao mercado (já vamos em oito jogadores a entrar e mantêm-se no plantel outros que não contam para absolutamente nada - Jeffrén, Labyad, Salomão, André Santos, etc...).

Podem entender nestas palavras uma crítica aberta à nova gestão do meu clube. Quem me conhece, sabe que encontrei em Bruno de Carvalho a resposta mais adequada (dentro das disponíveis), às necessidades do clube. O que sinto neste momento não é ultraje pelos nomes escolhidos, nem tão pouco desconfiança em relação ao treinador ou à estrutura técnica. É, "apenas", uma crescente preocupação perante mais um defeso em que muda meio plantel.

"Aconchegar" uma dezena de novos jogadores (sem contar com as "aquisições" da Academia) é um exercício perigoso, seja para Bruno de Carvalho, seja Godinho Lopes. 

Nem que se gastem cem milhões, nem que se gastem cinco...

O verde assenta-lhe bem...


Transição - Lateral Direito

Cédric Soares parece ser o nome incontornável para o lado direito da defesa sportinguista. Muito contestado devido a um rendimento inferior ao exigido, Cédric sofre dum desamor que parece passar ao lado de outros elementos, mais experientes, como, por exemplo, Rojo.

Pessoalmente, gostava apenas de perceber como é que num momento se defende a aposta na Academia e, instantes depois, se coloca a "cabeça no cepo" dum jovem que ainda agora está a dar os primeiros passos no futebol de alta competição. Seria muito mais interessante discutir como foi possível vender-se o titular da seleção portuguesa por cerca de três milhões de euros...

Cédric Soares tem todas as condições para ser um lateral direito de eleição. É verdade que tem cometido erros, mas não podemos escamotear o plano individual da forma como a equipa se apresentou no ano transato. Uma vez mais, quem assobia Cédric provavelmente endeusa Patrício e, por outro lado, tempos houve em que clamou por Stojkovic.

Alternativas:
Welder chegou do Palmeiras por empréstimo e tem deixado boas indicações. É um lateral mais físico, mais posicional e tem neste ano a oportunidade para definir o seu futuro de leão ao peito. No entanto, é Ricardo Esgaio que elejo como alternativa mais "forte" para suceder a Cédric Soares. Esgaio prima por uma grande maturidade e, com treino específico, pode tornar-se um caso sério com lateral direito...

O bastardo do losango

É irrevogável, como diria o outro, mas o nosso Sporting reitera a vontade em manter uma relação difícil com o golo. E da maneira como isto evolui, parece que está a entranhar-se na nossa forma de ver futebol.

Como qualquer bom blogueiro wanabee, a malta tende a espraiar uns quantos conceitos, mais ou menos teóricos, com a certeza da aplicabilidade que só o Football Manager consegue assegurar. Vai daí, andamos todos com umas mezinhas a tiracolo, tão ciosos delas como do próprio Santo Graal.

Ao invés de vos massacrar com mais um post jeitosinho, deixo-vos apenas umas simples questões?

1 - Alguém acredita que Montero tem perfil para lutar sozinho contra as defesas da nossa Liga?

2 - Admitindo que Slimani, Alá queira, seja ponta de lança à séria, acham que podemos ter o nosso melhor tecnicista (o supracitado colombiano) a aquecer banco?

3 - Não acham que devia ser aprovada uma norma interna que impeça o Rinaudo de jogar com qualquer outro trinco?

É verdade que a cagada do Rojo nos custou um golo hoje. Mas porque raio o Sporting levar com um golo é sinónimo de tremideira da grossa?

Meus amigos, temos de acordar desta letargia. O futebol não é régua e esquadro, é ação, é desequilíbrio, são golos. Muitos golos, de preferência.

As saudades que tenho de "Sir" Bobby Robson, para quem sofrer quatro golos não era problemático, conquanto se marcassem cinco! Não terá sido por acaso que foi em Alvalade que conheceu a única chicotada...

P.S. desculpem os 3 parágrafos à frente das perguntinhas... é a azia...

quarta-feira, 7 de agosto de 2013

Sporting 0 - Braga 1

Segunda derrota consecutiva do Sporting, que assim deixa o nosso clube no último lugar no Torneio do Guadiana.

Nos primeiros 45 minutos, os leões tiveram uma prestação razoável, não chegando à vantagem por manifesta falta de inspiração de Montero. Gerson Magrão mostrou alguns pormenores, mas o pulmão ainda não está lá... Wilson Eduardo esteve em bom plano, acrescentando agressividade e remate ao flanco esquerdo.

O segundo tempo trouxe um Sporting inexistente. Capel substitui Carrillo, mas daí não adveio qualquer mais valia. Um lance de pura displicência (Rojo) permite ao Braga chegar à vantagem. E, a partir desse momento, o Sporting foi um zero absoluto.

A saída de Adrien foi um rude golpe, é verdade, mas a substituição por Rinaudo repetiu uma redundância no miolo (a coexistência do argentino e de William é manifestamente desaconselhada). O futebol do Sporting perdeu clarividência e o Braga de Jesualdo dominou a seu bel-prazer.

As entradas de Ponde e Cissé em nada mudaram o marasmo e o Sporting termina de forma envergonhada a participação no certame algarvio.

11 do Sporting segundo o Record

Rui Patrício; Cédric, Rojo, Maurício e Jefferson; William Carvalho, Adrien e Magrão; Carrillo, Capel e Montero

Pra mim, falta Dier...

"Je suis au Sporting CP!" - Slimani no Twitter


Transição - Lateral Esquerdo

Adquirido ao Estoril após uma época em excelente nível, Jefferson será a principal referência para a lateral esquerda no curto prazo. Considero uma aposta interessante, com boas hipóteses de ser bem sucedida.

Em simultâneo, o Sporting adquiriu os direitos desportivos de Seejou King, defesa resgatado ao Nordsjælland após seis meses de empréstimo onde demonstrou qualidade para se manter ao serviço dos leões. Sinceramente, não o acompanhei de perto e tenho poucas referências sobre o impacto que pode ter no clube a curto, médio prazo.

Já sobre Mica Pinto, a minha opinião é que se trata dum lateral com radioso futuro à sua frente. Tem uma enorme capacidade de trabalho, boa leitura tática e, acima de tudo, demonstra grande maturidade nesta transição para o futebol sénior. A renovação por cinco anos coloca-o, no meu entender, como principal referência para a posição num futuro próximo!


Transição - Guarda Redes

Bruno de Carvalho "pegou" no clube numa das fases mais complicadas da sua história, atingindo, inclusive, a pior classificação de sempre do campeonato e consequente falha no acesso às competições europeias.

Não querendo arranjar desculpas, bem pelo contrário, penso que é justo afirmar que este é um plantel de transição. O nosso clube tem que mudar de paradigma o que neste caso significa uma aposta sustentada na formação.

Por sustentada entendo duas coisas:

a) Priorizar os nossos melhores jovens no reforço da equipa principal;

b) Procurar, fora dessa realidade, atletas que constituam mais valias inquestionáveis para o plantel (não só em termos de qualidade, mas também de experiência).

Esta visão permite olhar para o atual plantel para tentarmos perceber a sua projeção num futuro mais ou menos próximo, contando, incontornavelmente, com as recentes renovações de contrato de alguns dos nossos jovens talentos. As lacunas, a verificarem-se, devem constituir a principal preocupação para os nossos dirigentes suprirem, numa análise de mercado que deve ser constante e dinâmica.


Baliza - Patrício é nome incontornável. A sua pouca idade e larga experiência devem ser valorizados, sabendo que não são doze milhões de euros que nos resolvem o problema financeiro. É um símbolo do clube e terá que estar sempre no topo das nossas remunerações. Em caso de venda, a cláusula tem que ser sempre referência, quem quer saldo que vá a outro lado. Patrício é priceless!

Alternativas - Boeck "desenrasca" e é um bom lugar tenente neste plantel. Mas, na eventualidade de vendermos Patrício, não o vejo com suficiente qualidade para garantir a titularidade. Golas tarda em atingir patamares exibicionais que o coloquem na linha de sucessão, sendo provável que não tenha grande futuro em Alvalade. Mika Meira ainda tem um percurso a afirmar nos BB e a renovação de Luís Ribeiro acaba por surpreender um pouco, merecendo particular atenção para a época que se avizinha.
Fora da esfera leonina, penso que José (Maritimo) será um redes a analisar com muita atenção...

Pedro Solha renova até 2016

Pedro Solha, o MVP (jogador mais valioso) da época passada, assinou por mais 3 anos com o Sporting, ficando assim com ligação contratual até 2016.

Arrebanhar o caneco!

O resultado de ontem torna viável uma conquista leonina do Torneio do Guadiana, "basta" para tal levar de vencida a equipa do Braga por mais dum golo de diferença.

É um torneio de pré-temporada, bem sei, mas a dinâmica de vitória começa a conquistar-se também nestes pormenores. Espero um Sporting mais acutilante e mais concentrado nas diferentes vertentes do jogo. Do outro lado, estará uma equipa bem treinada e bem organizada que represente muito do que iremos encontrar ao longo da época...

Em relação a alterações em relação à equipa de anteontem, penso que a maior curiosidade estará no posicionamento de Dier. Tanto pode assumir a titularidade no centro da defesa como ser escalado para o meio campo. Também será interessante verificar qual o verdadeiro estatuto de William Carvalho (depois duma entrada desastrada contra o West Ham). Gerson Magrão também poderá entrar nas contas do técnico. A frente de ataque deverá continuar a ser de Montero...

Frente a um Braga de inegável qualidade, o Sporting terá um compromisso sério. É fundamental desfeitear a má imagem deixada contra os britânicos e trazer a "ponte" pra Alvalade!