-------------------------------Todos os comentários serão moderados pelos administradores do blog, a fim de se evitarem comentários sem conteúdo pertinente de discussão------------------------------------

domingo, 26 de outubro de 2014

Sporting 4 - Marítimo 2 "A atração pelo abismo"

Depois duma primeira parte em que os leões apresentaram um futebol de primeira água, poucos imaginariam que a segunda parte representasse momentos de angústia para os sportinguistas. Mas, de facto, assim foi.

Um autogolo do central maritimista logo no começo do jogo fez adivinhar uma noite alegre em Alvalade. E João Mário e Paulo Oliveira pareciam sentenciar essa sensação. Contudo, já a primeira parte denunciava alguma tremideira nas respostas aos avanços de Mazou.

Essa tremideira transformou-se em terror no início da segunda parte, reduzindo a supostamente confortável liderança para um mísero tento de diferença. Felizmente, (re)surgiu Montero, que concretizou de forma esplêndida um ótimo passe de Adrien.

Marco Silva deixou um aviso à navegação. Futebol não é desporto para intermitências. É preciso refletir sobre o que aconteceu naquele princípio de segunda parte.

Em suma, este Sporting cresceu. Muito por influência de Nani, mas não só. É um Sporting mais crente, um Sporting mais ofensivamente capaz. Mas é também um Sporting muito mais frágil no plano defensivo. Não só pela saída de Rojo para Inglaterra, mas também pelo menor fulgor de William Carvalho.

É urgente aproveitar janeiro para "descobrir" um novo André Cruz, alguém que serene e lidere o centro da defesa.

3 comentários:

  1. Boas amigo Endho

    concordo quase na totalidade com a tua análise mas deixo aqui uma pequena ressalva, o Sporting hoje em dia joga futebol de ataque, constantemente balanceado para a frente, já faz parte do seu ADN e claro, isso faz com que a defesa fique mais exposta.

    Bobby Robson disse uma frase um dia quando ainda treinava o Sporting depois de um resultado deste género - "não me importo que a equipa sofra 4 golos, se marcar 5"...
    Isto é o sinónimo de futebol de ataque, marcar sempre mais do que se sofre e é isso que o Sporting está a fazer, agradece o espectáculo, o público e em geral o futebol.

    Achei a 1ª parte soberba, até porque o Maritimo é daquelas equipas que joga á bola, a 2ª parte foi adormecida durante os primeiros 15 minutos mas depois voltámos á carga e a coisa recompôs-se com um golo monumental do Monterito (bem-vindo de novo avioncito).

    ISTO É O SPORTING!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Concordo plenamente, entre um plano de jogo ofensivo e a tática do caracol do paulo bendes, mil vezes a primeira escolha. Mas continuo a considerar que necessitamos de maior qualidade no centro da defesa. Sobretudo quando o título é uma possibilidade cada vez mais forte!

      cmps

      Eliminar
  2. "Fizeram-me à vontade"...eu queria 3 ou 4 na priomeira parte...para acabar a 2ª em beleza e foi quase...

    É claro que aquele inicio de 2ª parte "me ia pondo a pão e laranjas"...mas vedrdadeiramente nunca pensei que não ganharíamos...

    "Pareceu-me" ainda ter ouvido uns "grunhidos", mas talvez fossem assobios...há cada alimária a "dizer-se" de sportinguista...!!

    E como eu tinha desejado, o jogo acabou mesmo em beleza...aquele "levantar voou" e depois a "aterragem" do 4º dentro da baliza...foi uma coisa linda de se ver...!!

    Parabéns "avioncito"... bom regresso aos golos fantásticos...!!

    Amigo Mário...voltei rouco para casa...

    Boa semana ...

    Abe e SL

    ResponderEliminar