-------------------------------Todos os comentários serão moderados pelos administradores do blog, a fim de se evitarem comentários sem conteúdo pertinente de discussão------------------------------------

segunda-feira, 14 de setembro de 2015

O caminho faz-se caminhando

O Sporting entrou em campo nesta 4.ª jornada da Liga com a pressão acrescida de saber que os rivais tinham vencido os seus jogos e por isso mesmo era importante não os deixar escapar. Para além disso, na próxima jornada vamos ter um Porto vs Benfica, o que tornava estes 3 pontos ainda mais importantes!

Do outro lado estava o Rio Ave, uma equipa organizada e bem orientada e que nunca é fácil de derrotar em sua casa. Exemplo disso é o Braga, que na 2.ª jornada perdeu no Estádio dos Arcos.

O jogo começou da melhor forma para o Sporting, com o primeiro golo a surgir logo aos 10 minutos por intermédio de um penalty (bem assinalado) convertido pelo suspeito do costume... Adrien Silva.

E melhor ainda ficou aos 36 minutos, quando Slimani correspondeu da melhor forma a um cruzamento de Jeffersson e, de cabeça na pequena área, fez o segundo golo dos leões.

Mas diga-se em abono da verdade que o resultado era um pouco enganador, porque o Rio Ave também teve algumas ocasiões para marcar e chegou até a enviar uma bola ao poste momentos antes do segundo golo do Sporting.

Mas a maior eficácia do Sporting prevaleceu e o jogo chegou ao intervalo com uma vantagem de 2 golos.

O Rio Ave, como lhe competia, não baixou os braços e tentou fazer pela vida, dispondo de algumas oportunidades para marcar, o que acabou por conseguir ao minuto 69 por intermédio de Yazalde. A defesa do Sporting não ficou nada bem na figura neste lance, tamanha foi a passividade demonstrada... um aspecto a rever.

Com cerca de 20 minutos para jogar e uma vantagem mínima para o Sporting, pairou no ar por alguns minutos o fantasma do empate (coisa que já vimos acontecer este ano...).

Mas o Sporting reagiu bem e nunca deixou que o Rio Ave exercesse pressão sobre a nossa defesa. Neste período, o Sporting dispôs inclusivamente de 4 ou 5 oportunidades para fazer o 3.º golo, o que apenas não aconteceu por algum desacerto na finalização... outro aspecto a rever: não se pode falhar tantos golos feitos.

Os momentos finais do jogo mostraram-nos um Sporting a jogar com inteligência e com a maturidade competitiva necessária para perceber que o mais importante era segurar a vantagem e conservar os 3 pontos.

Nem sempre se pode jogar bem e ganhar por muitos e às vezes há que pensar no resultado. O Sporting de outros tempo dificilmente teria vencido este jogo.

Destaque natural para Slimani, não só pelo golo que marcou, mas também pela sua habitual combatividade e pressão que exerce sobre as defesas contrárias. Um verdadeiro Leão que promete fazer uma grande época!

Outra nota de destaque para a Onda Verde que invadiu o estádio dos Arcos! Os Leões do Norte disseram... presente!

Com 4 jornadas decorridas, o Sporting  apenas não tem o pleno dos 12 pontos porque (curiosamente) empatou no único jogo que disputou em Alvalade. De resto, 3 jogos fora de portas e 9 pontos.

Termino prefaseano o Presidente Bruno de Carvalho... "o caminho faz-se caminhando".

Esta caminhada que se pretende que seja vitoriosa, faz-se com pragmatismo e os pés bem assentes no chão, sem euforias e pensando jogo a jogo.

Desta vez tivemos um Sporting com sangue frio e emoções controladas. Se no próximo jogo pudermos vencer e dar espectáculo, melhor ainda. Mas o essencial será sempre a vitória e somar mais 3 pontos.

Sem comentários:

Enviar um comentário