-------------------------------Todos os comentários serão moderados pelos administradores do blog, a fim de se evitarem comentários sem conteúdo pertinente de discussão------------------------------------

terça-feira, 17 de novembro de 2015

Recordar a memória de Fernando Peyroteo


Fernando Peyroteo, nascido a 10 de Março de 1918, foi um futebolista português que formou com Albano, António Jesus Correia, José Travassos e também Vasques, os famosos Cinco Violinos do Sporting Clube de Portugal.

Esta frase é provavelmente a forma mais comum e mais popular de recordar quem foi Fernando Peyroteo. Mas ainda que tal facto seja, por si só, um motivo de extremo orgulho para todos os Sportinguistas e de admiração por parte de todos os adeptos de futebol, seria injusto lembrar a memória e os feitos deste grande jogador "apenas" por ter sido um dos Cinco Violinos. Toda a sua vida e percurso futebolístico merecem um destaque muito mais alargado e individualizado.



Vem isto a propósito do facto do Sporting estar a planear efectuar uma homenagem ao jogador no derby do próximo sábado diante do Benfica, referente à 4.ª eliminatória da Taça de Portugal.

"Queremos que o mundo entenda que por Alvalade passou o maior goleador dos todos os tempos. Os portugueses fazem por se esquecer disso", referiu o Presidente Bruno de Carvalho.

Considero este acto da Direcção como algo da mais elementar justiça! Temos que saber honrar os nosso ídolos do passado, pois esta é a melhor forma de perpetuar a sua memória, para que as gerações futuras não se esqueçam de quem foi Fernando Peyroteo.

Depois de se notabilizar ao serviço do Sporting Clube de Luanda, chegou a Lisboa com apenas 19 anos, proveniente do Humpata (Angola).Não assinou logo de imediato contrato com o Sporting, mas deu a sua palavra de honra em como jogaria no Sporting sem ter sequer discutido questões monetárias. Apesar de abordado pelo Porto, que lhe oferecia mais dinheiro e melhores condições, Peyroteo não aceitou pois tinha dado a sua palavra de como iria jogar no Sporting Clube de Portugal.


Estreou-se com a camisola do Sporting em 12 de Setembro de 1937 num Torneio no Campo das Salésias defrontando o Benfica, jogo que venceu por 5-3 com 2 golos de sua autoria.

Aquele que um dia foi descrito por Cândido de Oliveira como sendo "uma máquina de fazer golos" e "o nosso mais extraordinário avançado centro", conquistou ao longo da sua carreira 5 campeonatos nacionais, 4 Taças de Portugal e 1 campeonato de Lisboa, tendo ainda contabilizado 20 internacionalizações e 14 golos ao serviço da selecção portuguesa.



Foi por 6 vezes o melhor marcador do campeonato nacional, prova em que apontou 332 golos em 197 jogos, uma média fantástica de mais de 1,68 golos por jogo, média ainda hoje não superada por nenhum jogador do mundo em jogos a contar para os campeonatos nacionais.

Peyroteo realizou 393 jogos com a camisola leonina (1937-1949) tendo marcado 635 golos (média de 1,61 por jogo) e ao longo da carreira disputou 432 jogos marcando 700 golos (1,62 por jogo).

Os seus 43 golos apontados no campeonato nacional de 1947/48 só vieram a ser ultrapassados por outro sportinguista: Hector Yazalde, que em 1973/74 marcou 46 golos.

Terminou a sua carreira em 25 de Setembro de 1949, no dia em que fez o último jogo pelo Sporting. Estava com apenas 31 anos e poderia ainda dar muito mais ao futebol, mas, no dia da sua festa de despedida disse apenas o seguinte:

"Fui soldado nas fileiras do desporto nacional e um soldado não foge ao cumprimento do seu dever, seja qual for e em que circunstâncias for! Mas de hoje em diante, reconheço que sou um soldado velho... Não posso corresponder às exigências de preparação de um jogador de futebol que queira manter-se em forma e ser útil ao seu clube e à modalidade que pratica. Quando entro em campo, vou cheio de vontade de jogar, mas, depois de meia dúzia de pontapés na bola, apodera-se de mim um enfastiamento inexplicável."


Veio a faleceu, vítima de ataque cardíaco, em 28 de Novembro de 1978 com apenas 60 anos de idade.

De entre os variadíssimos recordes de Peyroteo e que ainda hoje se mantêm, destacamos apenas mais alguns:



- O jogador português que mais golos marcou num só jogo em campeonatos nacionais: 9 golos contra o Leça em 22 de Fevereiro de 1942, que o Sporting venceu por 14-0.

- O jogador português que mais golos consecutivos num só jogo para campeonatos nacionais: 5 golos ao Vitória de Guimarães em 8 de Fevereiro de 1942.

- O jogador com mais golos marcados ao Benfica (64 golos em 55 jogos, com uma média de 1,2 por jogo) e ao Porto (33 golos em 32 jogos, com uma média de 1,02 por jogo).

Por tudo isto (e muito mais) todos devemos recordar e homenagear o jogador e o homem que nasceu com o nome de Fernando Peyroteo, mas que ficou eternizado na história do futebol mundial como um dos melhores jogadores de sempre.

2 comentários:

  1. Excelente post Jorge, Peyroteo era uma máquina, mas como vestia as nossas cores era menosprezado pelos media, mas como o valor de cada um não é a imprensa que o faz, e como grande parte das pessoas já pensa pela sua própria cabeça, toda a gente sabe que Peyroteo era o maior dos maiores, aliás as médias de golos e recordes de golos marcados num só jogo falam por si.

    Peyroteo o Rei em Portugal e no Mundo!

    ResponderEliminar
  2. Deixou de jogar quando eu tinha 6 aninhos...

    Já não tenho memória da sua capacidade para marcar golos...
    Mas ainda me recordo no meu tempo de garoto...nas nossas jogatnas com a bola de trapos...
    De muitas vezes alguns de nós "querermos ser" Peyriteos, Travassos, Pachecos, Caldeiras e outros mais...

    Abr e SL

    ResponderEliminar